Um bom set de lentes para arquitetura e interiores


Não só nos meus workshops, mas também no dia a dia, muitas pessoas me perguntam sobre equipamento. Fotógrafos interessados em ingressar no mercado de arquitetura e interiores sempre me perguntam quais lentes eu uso, qual a minha câmera, tripé, etc.

Bom… um fotógrafo profissional deve possuir um set de lentes que vá da grande angular mais aberta até a tele-objetiva mais fechada, variando marcas e tipos.
Um fotógrafo amador precisa de uma zoom que cubra um bom range e que possibilite fotos com profundidades de campo variadas.
Um fotógrafo ou profissional de arquitetura que deseja fotografar projetos, precisa basicamente de uma zoom grande angular e de uma lente fixa normal para os detalhes. A zoom grande angular servirá para cobrir os ambientes inteiros, pegando todo o mobiliário que compõe a cena, piso, paginação e detalhes do teto. A lente fixa servirá para focar detalhes que contextualizem o projeto, como objetos em cima de uma mesa, marcenaria, composições de interiores, etc.

As lentes variam de acordo com o tamanho do sensor da câmera. Se for APS, as distâncias focais sempre são menores, se o sensor for full frame, são maiores, então, como uso uma câmera full frame, segue abaixo o set que sempre carrego no meu caso:

Zoom grande angular Nikon 16-35 F4 VR
Lente normal fixa Nikon 50mm f/1.8D
Lente normal fixa Nikon 85mm f/1.8G

Quando fotografo projetos de arquitetura residenciais como casas de campo, casas de praia ou projetos comerciais como hotéis, galpões, etc, que são maiores e possuem áreas externas com tamanho suficiente para nos colocar acima de 10m da cena, levo também uma zoom tele-objetiva 70-200mm.

Para câmeras com sensor APS, como as DSLR de entrada ou as Mirrorless, a sugestão é que o range das grande-angulares cubra a distância de 10mm até 24mm, completando com uma objetiva fixa de 35mm para os detalhes.

Comentários