Estava eu fotografando um projeto com minha Hasselblad quando o cliente perguntou porque eu ainda fotografava com filme, sendo que o digital fornecia muito mais vantagens aparentemente.
De fato, aparentemente o digital oferece vantagens, tais como visualização instantânea da foto, possibilidade de erro e correção na hora do clique e um pós-tratamento que permite deixar uma foto razoável com aparência de profissional, porém, o filme tem algumas vantagens que o digital não alcançou ainda. Acredito que nunca alcançará, aliás.
Levando em consideração que sou um fotógrafo que aprendeu toda a base fotográfica com filme, posso afirmar que a fotografia analógica aprimora a técnica profissional muito mais que a fotografia digital. Veja só… para fotografar uma cena com uma câmera digital, há uma espécie de pseudo-segurança gerada pelo fator “erro/correção instantâneo” que faz com que o fotógrafo preocupe-se pouco ou quase nada com o resultado final, pois este pode ser manipulado a posteriori e isso gera em grande parte das fotos um produto final com falhas de posicionamento, enquadramento e exposição. Clica-se muitas vezes a mesma cena, com vários ajustes diferentes e depois edita-se na pós-produção. Fotografando com filme, como sabe-se que aquele clique é muitas vezes a única chance, antes de disparar, existe todo um preparo adequado da cena, uma produção cuidadosa e meticulosa para que tudo saia exatamente como o objetivo e isso sempre produz imagens que beiram a perfeição, tanto técnica como artística. Este é um ponto.
Outro fator que me faz permanecer fotografando com filme são as cores e o alcance dinâmico que ele entrega. O filme lida infinitamente melhor com as sombras e as áreas de muita luz, reproduzindo tons de cinza e um branco inigualável. Peles ficam muito melhores com filme também e para ensaios com pessoas onde a temática é a reprodução de tons naturais, o filme mostra-se imbatível ainda nos dias de hoje.
A razão deste post não é afirmar que filme é melhor que digital. Um complementa o outro, pois existem situações em que o formato digital se sai melhor e vice-versa. O grande barato é poder continuar usando filme e produzir resultados fantásticos em conjunto com a, hoje normal, fotografia digital. Muitas pessoas me perguntam com começar na fotografia e eu digo sempre: compre uma câmera analógica, alguns filmes e aprenda. Quem sabe fotografar com filme, tira o digital de letra.