Palestra e Oficina Gratuitas de Fotografia de Arquitetura

Veja como ter essa palestra no seu local.

Nos dias 13 e 14 de abril de 2018, em Amparo, para o 3º Festival de Fotografia Amparo em Foco, dei uma palestra sobre fotografia de arquitetura e interiores e uma oficina de fotografia de arquitetura pelas ruas do centro histórico de Amparo. O evento lotou, virou uma masterclass e foi totalmente gratuito.
Saiba mais em http://www.amparoemfoco.com.br

 

Festival de Fotografia Amparo em Foco.

Festival de Fotografia Amparo em Foco.

Edson Ferreira, fotógrafo, palestrando sobre Fotografia de Arquitetura e Interiores no Amparo em Foco.

Festival de Fotografia Amparo em Foco.

Edson Ferreira, fotógrafo, orienta participantes da Oficina de Fotografia de Arquitetura e Interiores no Amparo em Foco.

Festival de Fotografia Amparo em Foco.

Edson Ferreira, fotógrafo, orienta participantes da Oficina de Fotografia de Arquitetura e Interiores no Amparo em Foco.

Entrevista para a revista Fotografe Melhor Jan/18

A revista Fotografe Melhor, tradicional publicação sobre fotografia, traz na edição de janeiro/2018 uma grande matéria sobre fotografia de arquitetura e interiores cujo entrevistado é este que vos escreve. Conversei por um longo tempo com o repórter e o resultado vocês podem conferir nas melhores bancas e livrarias do país.

Um bom set de lentes para arquitetura e interiores


Não só nos meus workshops, mas também no dia a dia, muitas pessoas me perguntam sobre equipamento. Fotógrafos interessados em ingressar no mercado de arquitetura e interiores sempre me perguntam quais lentes eu uso, qual a minha câmera, tripé, etc.

Bom… um fotógrafo profissional deve possuir um set de lentes que vá da grande angular mais aberta até a tele-objetiva mais fechada, variando marcas e tipos.
Um fotógrafo amador precisa de uma zoom que cubra um bom range e que possibilite fotos com profundidades de campo variadas.
Um fotógrafo ou profissional de arquitetura que deseja fotografar projetos, precisa basicamente de uma zoom grande angular e de uma lente fixa normal para os detalhes. A zoom grande angular servirá para cobrir os ambientes inteiros, pegando todo o mobiliário que compõe a cena, piso, paginação e detalhes do teto. A lente fixa servirá para focar detalhes que contextualizem o projeto, como objetos em cima de uma mesa, marcenaria, composições de interiores, etc.

As lentes variam de acordo com o tamanho do sensor da câmera. Se for APS, as distâncias focais sempre são menores, se o sensor for full frame, são maiores, então, como uso uma câmera full frame, segue abaixo o set que sempre carrego no meu caso:

Zoom grande angular Nikon 16-35 F4 VR
Lente normal fixa Nikon 50mm f/1.8D
Lente normal fixa Nikon 85mm f/1.8G

Quando fotografo projetos de arquitetura residenciais como casas de campo, casas de praia ou projetos comerciais como hotéis, galpões, etc, que são maiores e possuem áreas externas com tamanho suficiente para nos colocar acima de 10m da cena, levo também uma zoom tele-objetiva 70-200mm.

Para câmeras com sensor APS, como as DSLR de entrada ou as Mirrorless, a sugestão é que o range das grande-angulares cubra a distância de 10mm até 24mm, completando com uma objetiva fixa de 35mm para os detalhes.

Workshop fotografia de arquitetura e interiores junho/2015

ws-9791
No dia 20 de junho de 2015 aconteceu a terceira edição do meu workshop “Fotografia de Arquitetura e Interiores” com a presença de 13 profissionais de arquitetura e design de interiores. Os profissionais aprenderam a regular corretamente as suas câmeras e também tiveram aulas com exemplos visuais de composição e enquadramento em arquitetura e interiores. A aula prática aconteceu no showroom da Vidrotil e todo mundo saiu feliz e confiante para seus próximos cliques 🙂
Fique de olho na página do workshop para saber quando haverá uma nova turma.

ws-9766

ws-9755

ws-9743